Endodontia

Os dentes têm condutos nas raízes dentárias, por onde passam os nervos. Quando a área, por onde o nervo passa fica inflamada ou infetada, o mesmo tem de ser retirado e o conduto limpo (eliminar bactérias e tecido necrosado) e de seguida selar com um material de plástico especial. Após o conduto selado é feita a reconstrução do dente destruído pela cárie ou fratura.

Sinais de uma polpa afetada (Inflamação do nervo)

Dor espontânea, sensibilidade prolongada ao frio e ao calor, inflamação e incómodo na gengiva em redor do dente afetado, mudança de cor do dente são alguns dos sintomas mais frequentes que podem surgir.

Mediante o aparecimento de algum destes sintomas é conveniente procurar o seu médico dentista, pois se o dente afetado não for tratado pode chegar à situação em que a única solução é a extração.

A endodontia debilita o dente e faz com que este seja mais propenso a fraturas. Por este motivo, muitas vezes está indicada a colocação de uma coroa dentária no dente desvitalizado um tempo após da sua reconstrução de modo a evitar uma futura fratura.