Tratamentos

Implantes dentários

Um implante dentário:

Consiste na colocação de uma raiz de titânio, em substituição de dentes que se perderam;

É um sistema de subjeção de coroas ou pônticos que exercem a função do dente perdido;

Ler mais

Periodontologia

A doença periodontal consiste numa inflamação ou infeção da boca, que afeta as gengivas e o osso que suporta os dentes. Atualmente, esta é uma das principais causas da perda dentária.

Em geral não causa incómodos até que esteja muito avançada, passando inadvertidamente para a maioria que dela padece. Daí a importância de procurar o médico dentista logo que surja algum dos sintomas referidos a seguir.

Ler mais

Prótese dentária

Podem estabelecer-se diferentes classificações em função do sistema de suporte (dente natural ou implante); e em função do material utilizado (porcelana ou resina)

Dependendo das necessidades de cada pessoa, é mais recomendável um tipo de prótese ou outro. As próteses podem ser fixas ou removíveis.

Ler mais

Estética dentaria

O branqueamento dentário é uma técnica cuja finalidade é recuperar a cor dos dentes eliminando manchas.

O fecho de espaços dentários (diastemas) evita a acumulação de vestígios alimentares, contribuindo ainda para uma melhor expressão estética e prevenindo a saúde oral.

As facetas dentárias (de compósito ou porcelana) permitem revestir um dente com deficiente expressão estética, na consequência de uma rotura parcial, posição incorreta ou coloração desigual.

Tratamento estético do sorriso gengival constitui uma solução estética dentária que visa manter uma correta proporção entre dentes, gengivas e lábios.

Ler mais

Ortodontia

A Ortodontia é uma especialidade da Medicina Dentária que visa corrigir a posição dentária e melhorar o crescimento dos maxilares, de modo a proporcionar não só uma oclusão mais correta mas também uma melhor mastigação e higiene oral dos dentes aumentando assim a longevidade.

Ler mais

Cirugia

Extração de molares do siso: Por vezes, o dente do siso não dispõe de espaço suficiente para sair totalmente e fica mais retraído, ficando incluso ou saindo parcialmente. Esta situação costuma gerar diferentes complicações e é indispensável a sua extração do dente (exodontia).

Bruxismo

Bruxismo é a designação de ranger os dentes. A palavra vem do grego e significa fazer ruído. Estudos que incidem sobre o ranger de dentes revelam que cerca de 15% das pessoas sofrem desta patologia.

Ler mais

Endodontia

Os dentes têm condutos nas raízes dentárias, por onde passam os nervos. Quando a área, por onde o nervo passa fica inflamada ou infetada, o mesmo tem de ser retirado e o conduto limpo (eliminar bactérias e tecido necrosado) e de seguida selar com um material de plástico especial. Após o conduto selado é feita a reconstrução do dente destruído pela cárie ou fratura.

Ler mais

Odontopediatria

A Odontopediatria é o ramo da Medicina Dentária que trata das crianças para que seja possível prevenir possíveis anomalias dos maxilares ou tratar lesões nos dentes como cáries nos dentes de leite. Assim pretende-se evitar que as crianças, a longo prazo, desenvolvam problemas mais complexos que agora se podem solucionar com uma maior facilidade.