Implantes dentários
1. O que é um implante dentário
Um implante dentário:
- Consiste na colocação de uma raiz de titânio, em substituição de dentes que se perderam;
- É um sistema de subjeção de coroas ou pônticos que exercem a função do dente perdido;
- Permite recuperar a função mastigatória e estética, transmitindo uma sensação de naturalidade.
2. Colocação de um implante dentário em pacientes sem estrutura óssea suficiente
É necessário que a estrutura óssea (altura e/ou espessura) do maxilar seja suficiente para que um implante se integre com êxito. Às vezes, é preciso realizar um enxerto de osso com materiais biocondutores para garantir o êxito na integração do implante.
3. Tipos de implantes dentários
Existem diferentes tipos de implantes, para solucionar casos com características muito diferentes.
Os implantes dentários de carga imediata, solucionam dois problemas ao mesmo tempo: a colocação de um implante dentário de forma urgente (24h), por motivos estéticos e, por outro lado, proporciona uma excelente solução durante o período de testes e observação da integração do implante.
Os implantes dentários unitários oferecem uma solução estética (cobrem a ausência de um dente perdido, recuperando a naturalidade do seu sorriso), assim como uma solução funcional (ao não permitirem o deslocamento do resto dos dentes). Este tipo de implantes substitui uma única peça dental.
Os implantes de arcada completa, representam a melhor opção caso necessite de substituir toda a arcada dentária, por inexistência ou mau estado da maioria dos dentes. Constitui assim, uma técnica que consiste em trabalhar com um mínimo de implantes para sustentar toda a arcada. É de salientar que não se colocará um implante por cada dente substituído.
4. Perguntas frequentes sobre implantes dentários
Solução urgente de implantes dentários: como se refere na secção da especialidade de implantes dentários, existem implantes de carga imediata, que cobrirão a ausência dos dentes enquanto dura o processo de observação e desenvolvimento da prótese definitiva.
Duração de um implante dentário: depende de vários fatores, mas com um tratamento profissional e posterior, podemos disfrutar do mesmo durante muitos anos e, muitas vezes, por toda a vida.
Curas e manutenção de um implante dentário: para que se mantenham limpos e fortemente fixados, temos de ter o mesmo cuidado que com os nossos dentes originais. A escovagem dentária após a ingestão de alimentos e o controlo efetuado, com visitas regulares ao seu médico dentista, pelo menos duas vezes por ano, permitem obter o efeito desejado.
5. Implantes dentários de carga imediata
Antes de serem colocados os dentes definitivos sobre os implantes dentários, têm de passar aproximadamente dois meses, para assegurar que o implante dentário se integra satisfatoriamente no osso.
Para comodidade do paciente, existe a técnica de 'carga imediata' a que vulgarmente se refere a expressão 'dentes num só dia' que permite extrair os dentes em mau estado, colocando implantes dentários e peças fixas provisórios num período de 24 horas.
A carga imediata tem claras vantagens funcionais e estéticas durante o processo de ósseo-integração de um implante, processo necessário antes de se poder colocar a prótese fixa posteriormente.
É necessário que, para se poder efetuar a carga imediata com êxito, a anatomia do paciente apresente osso suficiente e, em casos de arcada completa, que os implantes estejam corretamente distribuídos.