Extração de dentes do siso

Gerard, de 24 anos, veio a nossa clínica para fazer um controlo dos seus dentes, com a preocupação dos terceiros molares inferiores, vulgarmente conhecidos como dentes do siso. Para um controlo completo, a ortopantomografía é uma radiografia obrigatória. (Fig. 1).

Extração de dentes do siso Figura 1
Figura 1
Extração de dentes do siso Figura 2
Figura 2

Neste caso, diagnosticam-se dois molares inferiores impactados com uma erupção horizontal, ou seja, por falta de espaço ambos dentes se inclinaram para tentar entrar em erupção. O segundo molar inferior esquerdo apresenta uma cárie distal(posterior), com inicio de lesão periapical por possível necrose. No terceiro molar superior direto pode-se apreciar que sofreu uma extrusão, ou seja, saiu demasiado do osso e já não se encontra no plano de mordida (linha vermelha), originando interferências na mordida e espaços entre os dentes (circunferência azul). Estes espaços costumam dar origem a cáries semelhantes à que ocorre no segundo molar inferior esquerdo, e/ou problemas periodontais como bolsas periodontais ou perda de osso. (Fig. 3).

Extração de dentes do siso Figura 3
Figura 3

Quando um ou vários dentes não têm antagonistas(dente contrário para contactar), há um movimento fisiológico de extrusão. O dente começa a sair do osso procurando o contacto com o dente antagonista. Em casos de extração dos dentes do siso, com poucas exceções, costumam-se extrair os 4 dentes, precisamente para não criar problemas periodontais ou interferências na mordida.

O plano de tratamento consiste numa extração dos 4 dentes do siso e avaliar a vitalidade do segundo molar inferior esquerdo. Antes desta cirurgia é importante avaliar a anatomia das raízes e a sua proximidade com o nervo alveolar inferior, através de uma tomografia computorizada (TC). Um TC é uma prova radiográfica em 3 dimensões que nos ajuda a fazer uma planificação cirúrgica adequada. O paciente optou por extrair os 4 dentes numa só sessão, com anestesia geral.

Extração de dentes do siso Figura 4
Figura 4
Extração de dentes do siso Figura 5
Figura 5

Após uma semana, pode-se ver um pós-operatório muito favorável, sem inflamação e apenas com uma pequena limitação na abertura da boca que desaparece em poucos dias.

Extração de dentes do siso Figura 6 Antes
Figura 6 Antes
Extração de dentes do siso Figura 7 Depois
Figura 7 Depois